Bem vindo ao blog do 1º D

Nós temos a missão de divulgar o trabalho feito pela turma do 1ºD, para passar informações sobre o Ilê Ayiê que foi o primeiro bloco afro brasileiro e sobre a África.

Queremos informar sobre atualidades, noticias curiosidades e informações deste grande bloco que faz parte da cultura baiana.

Queremos entreter você com a cultura africana e afro brasileira com a criação deste blog.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A beleza feminina africana!



A África que nunca nos foi mostrada!

Riquezas da África

  A África possui grandes reservas minerais, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.Atualmente,no ano de 2010  esse continente abriga 8% da quantidade de petróleo e gás natural.Uma outra riqueza encontrada no solo africano é o urânio,apresentando 45% das riquezas naturais,que é importante na produção de energia nuclear. Mas,infelizmente,a África ainda é vista como um continente pobre economicamente,pois algumas empresas de nações desenvolvidas se beneficiam desse recurso.
 A África também pode apresentar como uma grande riqueza a sua cultura,que apresenta grande relação com a cultura brasileira.Nesse continente é respeitado a natureza,religião,e que algumas atividades do homem podem resultar em punições como a seca,enchentes, doenças,mortes,etc.Seus rituais eram feitos com danças,cantos e orações comunitárias,que eram divididos em momentos que eram considerados importantes para eles.
Se dedicavam na agricultura,mas alguns se dedicavam a criação de animais e produtos artesais.Um exemplo de ligação que podemos fazer com a cultura da África e com a do Brasil é a presença da religião (candomblé),a culinária,e a capoeira.




segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PENSE NISSO

http://www.youtube.com/watch?v=iGO8UN8pNtQ

Reflita sobre isso:

A pobreza na África

A África nos ultimos anos vem sofrendo com a pobreza e a miséria, e esses problemas está fazendo com que muitas pessoas que moram nesse continente sofram.
A pobreza nesse continente é tão absurda que podemos perceber isso claramente apartir de quando sabemos que existe uma grande quantidade de pessoas que se sustentam com apenas 1 dolar, e o numero de pessoas que vivem nesta situação só aumenta fazendo com que aumente a pobreza cada vez mais.
A África também sofreu bastante em questão de material, ou seja, tem a carência de variadas coisas envolvendo as necessidades da vida cotidinana como alimentação,vestuário,alojamento e cuidados de saúde.
Esse continente sofre muito com a exclusão social, a dependencia e a incapacidade de participar na sociedade. As relações socias são elementos chave para compreender a pobreza pelas organizações internacionas, as quais consideram o problema da pobreza pra lá da economia.
Mas devemos analisar que a pobreza não surhe do nada, e sim de um conjunto de factores sendo eles: corrupção, fraca iqualdade de oportunidades, sistema fiscal inadequado, economia dependente de um unico produto, discriminação social relativa ao gennero ou raça predominantes na sociedade, exclusão social, rapido crescimento da população, desastres naturais, climas ou relevos extremos , adição a drogas e alcoolismo etc.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Colonização Africana

Iniciou-se no século XV e estende-se até a metade do século XX. Ligada à expansão marítima européia, a primeira fase do colonialismo africano surge da necessidade de encontrar rotas alternativas para o Oriente e novos mercados produtores e consumidores. Os portugueses na metade do século XV estabeleceram feitoria no litoral africano, não existia organização política nas colônias portuguesas, exceto nos portos. A colonização portuguesa na África, foi o resultado dos descobrimentos que começou com ocupação das Ilhas Canárias, ainda no princípio no século XIV. 
Os ingleses no final do século XVIII na metade do século XIX tinha enorme poder naval e econômico, logo, assumiram a liderança da colonização africana.
Os holandeses estabeleceram na litorânea cidade do Cabo da África do Sul, desenvolveram na região uma nova cultura e formaram comunidades africanês ou Bôer. No fim do século XIX e início do século XX começa o neocolonialismo no continente africano, é marcado pelo aparecimento de novas potências concorrentes como Alemanha, Bélgica e Itália. No início da primeira guerra mundial 90% das terras já estão sobre o domínio da Europa, e a partilha foi feita de maneira arbitraria, não respeitando as características dos povos nativos. 
Após as partilhas ocorrem movimentos de resistências e muitas manifestações foram reprimidas com violência   
pelo colonizadores. Também exploraram as rivalidades entre os próprios grupos africanos para assim, facilitar o domínio. A colonização, a medida que representa a ocidentalização do mundo africano suprime as estruturas tradicionais locais e deixa um vazio cultural e difícil reversão. O processo de independência das colônias européias do continente africano tem inicio a partir da segunda guerra mundial.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Relatório da Web Gincana

Tarefa 01:Os países que possuem relações socioculturais com o Brasil são:
Oeste-Africano: portos do Senegal e Gâmbia (em menor escala, a ilha de Gorée), Mina (hoje Elmina) em Gana, Uidá em Benim e Calabar na Nigéria;
Centro-oeste Africano: portos de Cabinda (próximo a foz do rio Congo) e Luanda, ambos na atualAngola;

Leste Africano: portos de Ibo, Lourenço Marques e Inhambane em Moçambique; portos de Zanzibar e Quiloa na atual Tanzânia.

Tarefa 02: Música, Culinária e Religião.

Tarefa 03: Ilê significa “casa” no idioma dos Yorubás . Fundada em 1974 por Vovô (Antônio Carlos dos Santos) e Apolônio de Jesus, em Salvador. Aceita somente pessoas negras e percorre o trajeto da Liberdade, em Salvador. O Ilê Aiyê combate a exclusão social em prol dos negros. O Ilê não é apenas um bloco de carnaval, mas também uma entidade feita por negros, com o fim de valorizar a cultura africana e combater o racismo.

Tarefa 04: Não só no carnaval, mas em todo o Brasil, e principalmente na Bahia, percebe-se a presença da mão-de-obra negra. O Negro é muitas vezes discriminado, e quando não é, é clara a ignorância do negro, devido a péssima educação publica do nosso país. Salvador, é a capital com mais negros do mundo, depois dos países da África. Então, o negro é dificilmente culto e vivido. Sendo assim, arranja emprego com a mão-de-obra, o que ocorre no nosso carnaval.