Bem vindo ao blog do 1º D

Nós temos a missão de divulgar o trabalho feito pela turma do 1ºD, para passar informações sobre o Ilê Ayiê que foi o primeiro bloco afro brasileiro e sobre a África.

Queremos informar sobre atualidades, noticias curiosidades e informações deste grande bloco que faz parte da cultura baiana.

Queremos entreter você com a cultura africana e afro brasileira com a criação deste blog.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Colonização Africana

Iniciou-se no século XV e estende-se até a metade do século XX. Ligada à expansão marítima européia, a primeira fase do colonialismo africano surge da necessidade de encontrar rotas alternativas para o Oriente e novos mercados produtores e consumidores. Os portugueses na metade do século XV estabeleceram feitoria no litoral africano, não existia organização política nas colônias portuguesas, exceto nos portos. A colonização portuguesa na África, foi o resultado dos descobrimentos que começou com ocupação das Ilhas Canárias, ainda no princípio no século XIV. 
Os ingleses no final do século XVIII na metade do século XIX tinha enorme poder naval e econômico, logo, assumiram a liderança da colonização africana.
Os holandeses estabeleceram na litorânea cidade do Cabo da África do Sul, desenvolveram na região uma nova cultura e formaram comunidades africanês ou Bôer. No fim do século XIX e início do século XX começa o neocolonialismo no continente africano, é marcado pelo aparecimento de novas potências concorrentes como Alemanha, Bélgica e Itália. No início da primeira guerra mundial 90% das terras já estão sobre o domínio da Europa, e a partilha foi feita de maneira arbitraria, não respeitando as características dos povos nativos. 
Após as partilhas ocorrem movimentos de resistências e muitas manifestações foram reprimidas com violência   
pelo colonizadores. Também exploraram as rivalidades entre os próprios grupos africanos para assim, facilitar o domínio. A colonização, a medida que representa a ocidentalização do mundo africano suprime as estruturas tradicionais locais e deixa um vazio cultural e difícil reversão. O processo de independência das colônias européias do continente africano tem inicio a partir da segunda guerra mundial.